sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estilo Provençal!!

Boom dia meninas..apareceu o sol..VIVA!! Mas ainda o frio permanece..mãos geladinhas, hoje espero terminar 
o filme.. "Um Cafofo para Chamar de Meu" hehehe..Hoje vamos ver alguns imóveis..espero que o nosso escolhido esteja no meio desses..Que Deus nos ajude!!


Hoje que tal falarmos daquele estilo provençal..que acho super chique e adoro muito...Antes das fotitas, que tal sabermos mais a respeito desse estilo que está presente em muitas decorações?


                             Estilo Provençal


Todo mundo sabe que essa decoração provençal tem sua origem na região da Provença, que fica ao sul da França. Mais quais elementos que compõe esse estilo e por quê??
A presença da lavanda é bem marcante, isso porque na Provença existem extensos campos de lavanda, que conferem belíssimas paisagens ao local e atraem turistas do mundo inteiro.
Outro fato interessante é a origem dos móveis característicos deste estilo. A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre este estilo, ele também é conhecido porfrench country style.


Não sei se o que escrevi são verdades absolutas,mas são baseadas em pesquisas,sendo assim quem souber mais informação,além do que foi falado..podem acrescentar aos comentários do post.












(fotos retiradas do google)

Totalmente inspirador...acho que todos tem "aquela pitadinha
desse estilo provençal de ser". Eu A-D-O-R-O!!

Ótimo fim de semana!!
Bem aconchegante!!
Bjs!!

7 comentários:

Miriam Nunes disse...

Acrescido de pitadinhas vintage é sem dúvida meu estilo preferido.. a decor aqui de casa tem grande influência provençal.. Sonho de consumo?! Visitar esta região na França.. amei as fotos!! Bjs

Anônimo disse...

Oi amiga
confesso que tneho uma queda pelo provençal, hehe
lindo post
boa sexta..beijos

Carol disse...

Eu acho bem bonito, mas aqui em casa mesmo, acho que não tenho nada parecido.
Beijos

Ana Paula Saltão disse...

Gente, que coisa mais linda! Descobri que sou fã desse tal estilo provençal! haha Lindo, lindo.

Beijos.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Ellen
O provençal é lindo, feminino , delicado, acho que por isso nós blogueiras adoramos tanto!
Ótima postagem!!!
quero aproveitar e agradecer o recadinho taõ lindo na postagem da revista, obrigada amiga!!!

e um ótimo findi pra vc, bjooo!!

Anônimo disse...

Ellen adorei a matéria!

Conheci seu blog através do Jeito de casa e já estou seguindo!

Vim aproveitar pra te convidar pra ser uma leitora do meu diário, passa lá pra conhecer!

Abraços!
Erika Rososni - Ipatinga/MG

Lets disse...

Adoro provençal, é um dos estilos de decoração mais charmosos.
Lindo post.
ótimo final de semana pra você e um grande beijo.
Lets